-
Arquitetos: Arup, Renzo Piano Building Workshop
- Ano: 2023
-
Fotografias:Cemal Emden, Enrico Cano, Meltem Sarı
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com 10.500 metros quadrados de espaço utilizável em cinco níveis, o novo prédio do Museu Moderno de Istambul é composto por grandes galerias de exposições, espaços multifuncionais, salas dedicadas à educação, escritórios e espaços para atividades comerciais.
O volume é baseado em uma malha de 8,4 x 8,4 metros com pilares de concreto reforçado com aço projetados para resistir a eventos sísmicos significativos. As colunas circulares e os funis mecânicos redondos formam uma paisagem arquitetônica no nível do solo. As formas redondas desses elementos estruturais suavizam a transição entre luz e sombra e criam um ambiente iluminado e seguro ao remover a divisão acentuada entre claro e escuro.
A biblioteca, o café, a loja do museu, os pontos de informação e as salas para oficinas educacionais estão localizados no térreo ao lado do lobby principal. Um guarda-corpo de vidro transparente fixado sob o volume principal do prédio fornece áreas protegidas para um terraço de esculturas ao ar livre, bem como espaços educacionais para crianças. As áreas públicas do museu são conectadas por uma ampla escadaria central, suspensa em um grande vazio no centro do lobby principal. A partir do lobby do térreo, as escadas fornecem acesso a um auditório de 156 lugares em um mezanino subterrâneo. Galerias pop-up e de fotografia estão localizadas no primeiro andar, assim como escritórios, salas de aula e espaço para eventos. O restaurante na fachada sul possui um terraço ao ar livre com vista para o mar.
Todos os espaços do lobby nos andares superiores oferecem aos visitantes uma vista tanto do Parque Tophane quanto das águas do Bósforo, mantendo uma conexão visual com os arredores do museu, o que também ajuda os visitantes a se orientarem dentro do prédio.
O segundo nível tem 3.300 metros quadrados de espaços de exibição que abrigam galerias de exposições permanentes e temporárias. Nele uma escada conduz até a uma espécie de lanterna de vidro que se abre para um terraço de observação de 650 metros quadrados o qual paira acima de um plano raso de água espalhado por toda a cobertura. Uma conexão metafísica é criada pelos reflexos da cidade tanto na característica da água quanto no mar, que se fundem em um só.